top of page
Search

Orgânicos – tudo o que você precisa saber

  • biancadihel
  • Apr 27, 2021
  • 3 min read

ree

Ponto 1) Produto orgânico é aquele isento de contaminantes que ponham em risco a saúde ambiental e humana. Ele é livre de agrotóxicos, aditivos químicos sintéticos (aromatizantes, corantes...), antibióticos, hormônios que favoreçam o crescimento de forma não natural. Mas, não é só isso. Para ser orgânico, o alimento deve ser produzido em ambiente 100% sustentável, que tem como base os princípios agroecológicos. Ou seja, zelar pelo uso responsável do solo, água, ar e demais recursos naturais.


Ponto 2) O que acontece hoje em no 🇧🇷 é: temos cada vez mais agrotóxicos liberados para a produção de alimentos. Desde o início do ano pelo menos 290 “novas” substâncias! Dessas, 32% são proibidos na UE (porque será? 🤔). Nos 2 anos anteriores não era nenhuma “Brastemp”, ok? Foram liberados, aprox. 400 agrotóxicos/ano.


Agora, pasme: nosso país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo!!! De acordo com o IBAMA, em 2017, chegamos a utilizar quase 540 toneladas de pesticidas ☠️. Veja aqui a lista com os 10 alimentos mais contaminados liberados pela ANVISA (2019):


Beterraba

Alface

Pimentão

Pepino

Mamão

Morango

Abacaxi

Cenoura

Tomate

Couve


“E qual o prejuízo desses agrotóxicos para a saúde?” 🕵️‍♀‍


Um artigo de revisão de 2018, que levou em consideração 615 (!!!) publicações dos últimos 7 anos, apontou diversos, como: intoxicação, transtornos mentais, maior chance suicídio, dores de cabeça, náuseas e dor de estômago, dor lombar, gastrite/epigastralgia, depressão, ansiedade, irritabilidade e cólicas abdominais, distúrbios respiratórios, lesões musculares... Além disso, alterações celulares, que consequentemente, podem estar associadas a alguns tipos de câncer, como neoplasia no cérebro, linfoma não-Hodgkin, melanoma cutâneo, câncer nos sistemas digestivo, genitais, sistema, respiratório, câncer de mama e esôfago.

Vale dizer que os trabalhadores rurais que estão em contato direto são os principais afetados 😔. E ainda nem entramos nos méritos de prejuízos ambientais, que também são inúmeros.


“Então é melhor nem comer frutas, legumes e verduras convencionais?”


Isso também não é verdade. Alguns estudos já apontaram que, mesmo com os malefícios, os benefícios advindos de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais são maiores do que os possíveis prejuízos. Mas, sabemos que nem sempre os produtos orgânicos são os mais acessíveis, seja por preço ou por disponibilidade e, por isso, o bom senso é muito bem vindo. Se você puder optar por ele, vai ser sempre melhor.


Se não... Deixo aqui o meu ponto de vista:


Se você não tem possibilidade de comprar #organicos, NÃO DEIXE de consumir legumes, frutas e verduras convencionais por isso. Os benefícios oferecidos pelos nutrientes, antioxidantes, fibras, etc ainda são maiores do que os malefícios dos agrotóxicos. Antes que me digam que “não se pode comer mais nada, mimimi...”


E foi pensando nisso que montei uma lista com feiras e produtores de cestas orgânicas pelo RJ. Para ter acesso é só ir ao meu instagram e baixar pelo link na bio ou no meu site!


E, por último, ainda mais especial... peguei essa referência com o Professor Gabriel de Carvalho, a quem admiro muito o trabalho e conteúdo, sobre como reduzir os agrotóxicos dos nossos alimentos. Tudo baseado em muitos estudos e artigos científicos.


Ou seja, é possível sim reduzir esses agrotóxicos dentro da nossa realidade. Como fazer?


1) Lavar tudo o que puder em água corrente, como frutas, verduras, cereais e sementes;

2) Deixar em solução salina de molho, por 10 minutos (1 colher de sopa de sal por litro de água);

3) Depois adicionar em uma solução com vinagre (25 mL de vinagre por litro de água) de molho por 10 minutos;

- Isso já remove 2 grupos de agrotóxicos diferentes


- Para ampliar ainda mais essa remoção, ele sugere ainda:

4) Colocar na terceira solução com bicarbonato de sódio (1 colher de chá por litro de água) por 10 minutos;


Lembrando que a sugestão é fazer 10 minutos cada, separadamente. Sal de cozinha, vinagre e se possível bicarbonato, 10 minutos casa, totalizando 30 minutos. Tratamentos térmicos também ajudam a reduzir agrotóxicos, como cozinhar, ferver, no vapor.


Vale lembrar que, apesar de preciosas, essas orientações não retiram totalmente a quantidade de agrotóxicos, apenas diminuem. Ouuu seja, é uma estratégia interessante mas não se compara aos alimentos orgânicos!!!

 
 
 

Comments


bottom of page